--

terça-feira, outubro 25, 2011

Exposição de Fotografia “Chartres en Lumières”

Foi inaugurada na semana passada uma exposição de fotografia intitulada “Chartres en Lumières”, no edifício dos Paços do Concelho, que faz parte do programa das Comemorações dos 25 Anos de Évora Património Mundial.
Esta mostra consiste precisamente num registo fotográfico do evento “Chartres en Lumières”, realizado na cidade francesa de Chartres, geminada com Évora, e que reúne todos os anos, desde 2003, quase um milhão de pessoas para assistir à iluminação cénica multicolor dos principais monumentos da cidade, durante mais de 100 noites. No dia da inauguração terá também lugar uma conferência sobre o Património em Chartres.
Tal como Évora, a cidade francesa de Chartres também está inscrita na lista das Cidades Património Mundial da UNESCO. Localizada a 88 quilómetros de Paris, Chartres tem cerca de 42 mil habitantes e reúne uma comunidade portuguesa com cerca de cinco mil pessoas. A cidade é famosa pelos vitrais das suas igrejas, medievais e contemporâneos, e possui um Centro Internacional do Vitral que contribuiu para preservar e desenvolver esta arte desde o início do século XII até à actualidade.
Esta exposição é uma organização conjunta das Câmaras de Évora e Chartres e vai estar patente ao público até ao dia 31 de Março de 2012, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:30.

Sem comentários:

Enviar um comentário