--

quarta-feira, novembro 30, 2011

Feira do Montado 2011 em Portel - 30 de Novembro a 4 de Dezembro - Programação e Informações

A XII Feira do Montado decorrerá em Portel de 30 de Novembro a 4 de Dezembro, na vila de Portel, Alentejo.

"A Serra de Portel apresenta uma das maiores manchas de montado da região, ocupando este mais de metade da área florestal do concelho. Atendendo ao potencial que o montado representa para o desenvolvimento da região, a Câmara Municipal de Portel criou em 2000 a Feira do Montado, que hoje constitui um importante espaço de valorização dos recursos que lhe estão associados, encarados numa perspectiva económica, ambiental, cultural e científica", explicam os organizadores.

"A mostra de artesanato e dos produtos regionais, a divulgação da actividade pecuária e a oferta gastronómica são sectores em destaque. Com a cortiça a ocupar um lugar cimeiro. Colóquios, conferências, apresentações de projectos sobre esta temática, ocupam um espaço relevante na feira, com a qualidade destes encontros a contribuir para a crescente internacionalização do evento". A 3 de Dezembro realizar-se-á o seminário "As diferentes funcionalidades dos montados nas políticas europeias – caso da Política Agrícola Comum".

A Feira do Montado

Um evento muito especial - a Feira do Montado, marca o aproximar do final do ano; é então quando Portel se assume de corpo inteiro como a “Capital do Montado”.

A Serra de Portel apresenta uma das maiores manchas de montado da região, ocupando este mais de metade da área florestal do concelho.

Atendendo ao potencial que o montado representa para o desenvolvimento da região, a Cãmara Municipal de Portel criou em 2000 a Feira do Montado, que hoje constitui um importante espaço de valorização dos recursos que lhe estão associados, encarados numa perspectiva económica, ambiental, cultural e científica.

A mostra de artesanato e dos produtos regionais, a divulgação da actividade pecuária e a oferta gastronómica são sectores em destaque. Com a cortiça a ocupar um lugar cimeiro.

Colóquios, conferências, apresentações de projectos sobre esta temática, ocupam um espaço relevante na feira, com a qualidade destes encontros a contribuir para a crescente internacionalização do evento.

A par destas iniciativas, também as variadas formas de animaçãoo – teatro, actividades infantis, música popular, cante tradicional alentejano e concertos de grandes nomes da música nacional - marcam os dias e as noites da Feira do Montado, atraindo um público diversificado.
Programação                   

 (Clique nas imagens para aumentar)

Sem comentários:

Enviar um comentário