--

quinta-feira, novembro 24, 2011

Quando eu era pescador .....

                               Mote
Já não consigo pescar
Nem peixes e nem marisco
Tenho o anzol estragado
Ele já não segura o isco

II

Eu pescava à guinada
Muito bem com o anzol,
Agora já estou no ról
Dos que não pescam mesmo nada.
Tenho a arte já estragada
Eu devia de reparar.
Mas tenho medo de não voltar
A pescar a meu contento;
E com o anzol ferrugento
Já não consigo pescar.

III

Eu fui sempre um bom artista
Pescava de qualquer maneira,
Ou no rio ou na ribeira
Fazia sempre conquista.
Mas aquilo que tinha em vista
Era pescar para petisco;
Embora pescasse em risco
O meu trabalho era um afago,
Agora vou, mas não trago,
Nem peixes e nem marisco

IV
Quando vou pescar ao rio
Vejo lá boas trutas,
Que até provocam disputas
E me tiram o fastio
Depois, já em arrepio
Eu olho-as embasbacado;
Ando de um p'ro outro lado
Agarrado à minha cana,
Mas o anzol é que m'engana,
Tenho o anzol estragado.

V
Ao lançá-la eu me agacho,
Mas ela pende p'ra baixo
O anzol quase se parte.
Já não é o "bacamarte"
Tão valente tão arisco,
Que andava sempre ao rabisco
Apanhando peixes com fartura,
Agora, tem uma fractura,
Ele já Não segura o isco

Sem comentários:

Enviar um comentário