Dia 23 de Agosto de 1911
Muita coisa já desapareceu
Sacristia – Paramentaria de madeira de pinho, bastante velho, dois bancos de madeira de pinho; dois bancos de madeira; pequena estante para missal, tábua, estante pintada de verde; turibulo e naveta de metal amarelo; seis castiçais, quatro de estanho e dois daquele metal; campainha de bronze; dois cálices – um liso e um outro dourado -; pequena caixa contendo fitas; quatro varas de palio; crucifixo e cruz de madeira; corta hóstias; pequeno depósito para água, de metal amarelo; par de galhetas e prato de estanho; muitos paramentos de damasco, seda e setim, de várias cores e épocas; pequena caixa de madeira com três vasos dos Santos Óleos; pequeno Oratório de madeira; pequena caixa de metal amarelo; relicário de madeira dourada; dois pendões – branco e verde claro - , este conservando uma pintura a óleo; caixilho para anjinhos; lâmpada grande de lata e vidro e dois cavaletes de madeira.
CAPELA DO Altar-mor – Imagem de São Braz, São João Batista, São Pedro, Senhora do Rosário e Senhora da Boa Morte; pequeno crucifixo de metal e cruz de madeira dourada; três sacras; duas jarras de Loiça; duas credencias de pinho, velhas; pequena estante de missal; três frontais; pequena campainha, caldeirinha e lâmpada de metal amarelo; quadro a óleo, de tela, com moldura de madeira, representando São Braz.
ALTAR DA SENHORA DO ROSÁRIO – Imagem da titular, com o Menino Jesus, numa peanha esculpida com cinco serafins; pequeno crucifixo e cruz de madeira; quatro castiçais de metal e estanho; três sacras; bacia de metal amarelo e lâmpada do mesmo metal; vários paramentos bordados e tecidos a fio de ouro e matiz, antigos.
ALTAR DAS ALMAS – Imagem do Senhor crucificado, Santo António com Menino, São Sebastião e São José, quatros castiçais, lâmpadas e bacias do mesmo metal; quadro em tela e moldura de madeira, representando São Miguel; três bancos de madeira, sendo um com espaldar e caixa, muito velhos, e uma pequena estante.
OBJECTOS DE PRATA – Ambola, dois resplendores e uma coroa usada.
OBJECTOS DE OURO – em poder do pároco – par de brincos em forma de cabaças; colar (ou afogada), com meia medalha e duas pequenas folhas, estas pertencentes à imagem da Senhora do Rosário.
Pequeno sino, na torre
BENS IMÓVEIS – Igreja e casas térreas, anexam, de primeiro andar, residência do pároco e sacristão, cavalariça e forno, que confrontam com a passagem pública da Aldeia de S. Braz, a qual está encravada na Herdade do Monte da Igreja, pertencente aos herdeiros do Duque de Palmela. Tem ainda, outros prédios anexos, de moradias e terrenos com pomar e cultivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário