--

quinta-feira, novembro 17, 2011

Museu do Fado abre portas durante 36 horas para assinalar veredito da UNESCO

 Museu do Fado, em Lisboa, estará aberto ininterruptamente durante 36 horas, a partir das 10:00 do dia 26 deNovembro, para assinalar a classificação do Fado como Património da Humanidade da UNESCO.

A candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade, apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa através da EGEAC/Museu do Fado, será votada no VI Comité Inter-Governamental da Convenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), que se reúne de 22 a 29 deste mês em Bali, na Indonésia.

O veredito ser conhecido precisamente nesse fim-de-semana.

Durante as 36 horas em que o Museu do Fado estará aberto ao público, estão previstas visitas guiadas, participações de alunos da escola de guitarra portuguesa do museu e atuações espontâneas de fadistas.

Entre os nomes que se associam a esta iniciativa contam-se Ada de Castro, José Pracana, José da Câmara, Lina Rodrigues, Anita Guerreiro, Maria Armanda, Duarte, António Zambujo, Maria da Fé, Mário Pacheco, Lenita Gentil, Raquel Tavares. No dia 26, a partir das 22:00, atuam Jorge Fernando e Fábia Rebordão.

No dia 27 à noite, a partir do auditório do Museu, será transmitido em direto o programa “Câmara Clara”, da RTP2, com apresentação de Paula Moura Pinheiro e a participação, entre outros, dos embaixadores da candidatura, Mariza e Carlos do Carmo.

O Museu do Fado, inaugurado em setembro de 1998, integra nas suas coleções pintura, discos, partituras, cartazes, programas de espetáculos, jornais, e permite a audição de gravações, entre muitas peças ligadas ao universo fadista.

No museu encontra-se o galardão BBC Rádio3 Word Music Award com o qual Mariza foi distinguida em 2003 e o Prémio Goya atribuído a “Fado da Saudade”, de Fernando Pinto do Amaral, no Fado menor em Versículo, interpretado por Carlos do Carmo a propósito do filme “Fados”, de Carlos Saura.

Sem comentários:

Enviar um comentário