--

quinta-feira, dezembro 08, 2011

Estremoz - «Alentejo do Passado» retratado em figuras de barro

A exposição apresenta 77 bonecos em barro, modelados pelas irmãs Flores. «Alentejo do Passado» está patente no Centro Cultural de Estremoz até 14 de Janeiro de 2012.

As artesãs irmãs Flores criaram 34 novas figuras da barrística popular de Estremoz e estão a expor estas e outras peças, num total de 77 bonecos, no Centro Cultural da cidade alentejana. Segundo a Associação Filatélica Alentejana, que promove a exposição, com o apoio do município local, as novas figuras criadas pelas artesãs, vêm «enriquecer a barrística popular estremocense».

A exposição intitulada «Alentejo do Passado» pode ser visitada até 14 de Janeiro de 2012. A mostra está estruturada em nove áreas que procuram dar uma visão do Alentejo do passado: pastorícia, ciclo do pão, ciclo do azeite, ciclo do vinho, tiragem da cortiça, na horta, a água e na cidade.

As irmãs Flores, Maria Inácia Fonseca e Perpétua Fonseca, que optaram como barristas pelo apelido da mãe, dedicam-se há anos a modelar os famosos bonecos de Estremoz, feitos em barro.

Maria Inácia Fonseca, uma das conhecidas artesãs da barrística de Estremoz, disse que o professor Hernâni Matos, que é o presidente da Associação Filatélica Alentejana, foi o mentor para que criassem novas figuras na barrística de Estremoz.

«O professor Hernâni Matos colocou-nos este desafio e deu-nos todo o apoio, visto que possui todos os elementos de que necessitamos para fazer novas figuras e proporcionou esta exposiçã», salientou a artesã.

Maria Inácia lembrou que viveu «no campo» até aos 15 anos, e a sua irmã Perpétua até aos 14, e ainda têm «em memória» todos os trabalhos agrícolas daquela altura, que têm servido de inspiração para a criação de novos bonecos de Estremoz, «sem fugir à tradição» da barrística local.

«Gostamos de fazer tudo o que tem a ver com a vida do campo», realçou.

Maria Inácia garantiu que «continua a haver procura» deste tipo de artesanato, salientando ainda que «as pessoas procuram também a inovação» e querem adquirir «novas figuras», sobretudo os coleccionadores.

O Natal, com os presépios, e os festejos dos santos populares, com realce para as figuras de Santo António e São João, são algumas das fontes inspiradoras dos bonecos de Estremoz, de temática religiosa ou profana, cuja feitura «obriga a paciência e carinho» por parte dos artesãos.

As irmãs Flores tiveram a sua formação na antiga Olaria Alfacinha, com a artesã Sabina Santos, onde iniciaram a actividade na década iniciada em 1970 e continuam a modelar os bonecos de Estremoz dispostas a dar continuidade à arte na sua oficina e loja, no centro da cidade de Estremoz.
Local: Centro Cultural Dr. Marques Crespo, em Estremoz, Alentejo

Sem comentários:

Enviar um comentário